domingo, 23 de maio de 2010

Como Irritar Seu Chefe e Seus Colegas

Você acha que um ambiente harmonioso e produtivo não tem a menor graça? Ou é adepto ao lema “falem mal, mas falem de mim”?

Se você quer ser a mala sem alça de sua empresa, siga estes passos básicos e garanto que não passará um dia sem que seus colegas falem de você. Além disso, você sabe… ser conhecido é o primeiro passo para o sucesso profissional!!

Sete singelas formas de torná-lo persona non-grata para seus colegas:

1. Trate seu trabalho como o mais importante do mundo

Não importa se todos estão suando a camisa na empresa, já que seu esforço é sempre maior, suas vendas são mais críticas, suas idéias tem mais valor e as bobagens que acontecem em seu dia a dia na empresa são mais interessantes.

Bônus: Complete esta característica com a estratégia “isso não é nada”. Funciona da seguinte forma: cada vez que um colega lhe contar algo, você diz “Ah, isso não é nada. Comigo, aconteceu o seguinte…” e complete a frase com alguma situação sua, não importando se ela é verídica ou não.

2. Entre em detalhes de sua vida particular

Seu cachorro fez xixi no tapete? Sua namorada brigou com você? Aquela feijoada do sábado teve efeitos intestinais desagradáveis? Pois então conte para todos!! Certamente eles querem ouvi-lo, como forma de fugir de seus próprios problemas do dia a dia e perceber o quanto você é interessante.

Bônus: aproveite uma conversa telefônica para iniciar conversas de sua vida pessoal. Por exemplo, logo após discutir com sua esposa pelo telefone em voz alta (ver item 3), desligue e comece a comentar os pormenores com os que estão à sua volta.

3. Fale alto no telefone e celular

Se a ligação não estiver boa, é só falar mais alto, não? Claro que seus colegas entenderão que a comunicação é o mais importante em uma empresa, e que perder a concentração no que estavam fazendo é insignificante comparado com aquilo que você está resolvendo ao telefone.

Bônus: esta técnica é especialmente útil quando você está conversando com alguém importante. Assim todos poderão ver como você é bacana por ter intimidade com seres tão elevados.

4. Vá trabalhar doente

Se você se tornou um distribuidor de germes ambulante, isso não deve ser desculpa para deixar de ir ao trabalho. Seus colegas irão perceber o quanto você se esforça, e não se importarão com o risco de contaminação. Ah, e esta dica tem importância redobrada em tempos de gripe suína.

Bônus: Se faça de vítima e de herói ao mesmo tempo, citando a cada 10 minutos o quanto você está sofrendo e como não há nada que lhe impeça de cumprir seus objetivos pela empresa.

5. Conte piadas

Aproximadamente 1% da população sabe contar bem piadas. Claro, você está entre os privilegiados. Lembre-se que quanto mais suja e políticamente incorreta a piada, melhor. Complete esta estratégia de relacionamento com uma longa e sonora risada que encobrirá o silêncio dos que estão muito tímidos para rir com você.

Bônus: Se você é homem, conte as piadas mais sujas para sua chefe mulher. Além de ser bônus duplo, é sinal de que você gosta de assumir riscos.

6. Participe dos acertos, mas não dos erros

Trabalho em equipe é tudo, especialmente quando as coisas vão bem. Seus colegas adorarão quando você falar para todos sobre os sucessos obtidos pelo grupo, não importante se sua contribuição se limitou à participação em uma reunião de 10 minutos. No entanto, lembre-se que sua carreira vem em primeiro lugar. Quando houver algum problema, defina uma estratégia de comunicação clara e consistente, por exemplo “Ah, eu tinha boas idéias para este projeto, mas infelizmente não era eu quem cuidava disto, pois estava envolvido em outros projetos importantes.”

Bônus: Se ofereça para preparar os relatórios e as minutas de reunião, colocando sempre seu nome com algum destaque e valorizando o que você fez e falou. Somente seu chefe notará isto e valorizará sua contribuição no sucesso do grupo.

7. Distribua correntes e arquivos powerpoint

Recebeu um e-mail sobre um novo esquema de pirâmide? Seus colegas podem querer participar da oportunidade! Recebeu uma mensagem sobre o significado da felicidade? Seus colegas também querem se emocionar! Recebeu uma piada nova? Seus colegas querem rir! Recebeu uma piada velha? Seus colegas querer rir… novamente! Recebeu uma mensagem sobre um novo golpe da máfia dos rins? Seus colegas precisam ser alertados! A vantagem do e-mail é que é fácil apagá-lo, então ninguém se importa se você manda dezenas de mensagens aleatórias por dia, e notarão que você realmente se importa com eles ao divulgar informações tão importantes.

Bônus: Após enviar a mensagem, diga “ei, te mandei uma coisinha legal, dá uma olhada aí”. Cinco minutos depois diga, “ei, já abriu o email que lhe enviei”? Quando notar que a pessoa abriu o email, vá até o lado dela para ir comentando conforme a pessoa olha a mensagem. Torne isto também um assunto do almoço com os colegas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário